Tarot Terapêutico

 



O tarot é uma ferramenta composta por 78 cartas, sendo 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores. 

Cata, mas o que significa Arcanos? Porque não pode falar somente cartas?

Calma que eu explico tudo bem detalhado para você! O nome Arcano significa Mistério, e não podemos chamar os arcanos do tarot de cartas, porque essas cartas não são meras cartinhas de um baralho. Cada arcano possui um símbolo complexo de que carrega significados profundos e universais que representam a experiência humana, da psique e do caminho espiritual, e por isso, se tornam poderosos portais para o inconsciente que molda as nossas vidas. 

Portanto, chamar os arcanos de cartas é reduzir, a sua importância e seu significado.

Os arcanos maiores são os mistérios maiores, aqueles que tem a chave do conhecimento representando os grandes temas e lições da vida humana, além da representação dos grandes mistérios da vida, um desses mistérios são as leis Universais que regem todo o mundo (Lei do retorno, lei da atração, etc)

Já os arcanos menores, que são os mistérios menores, representam o nosso cotidiano, os aspectos mundanos da experiência humana, fornecendo detalhes mais específicos sobre as situações e desafios que enfrentamos, alem de representar pessoas que convivemos. 

Até aqui, tudo ok?!

Essa ferramenta foi muito utilizada na Europa no século XIV para jogos e cartas de entretenimento e lazer, adivinha por quem?! SIM, a nobreza. mas, no século XV com o a invenção da impressão foi possível que as pessoas comuns passassem a ter acesso aos baralhos de Tarot, que se espalhou pela Europa. E quem mais utilizava o tarot para adivinhações e autoconhecimento eram as mulheres; também eram utilizados pelos soldados nas cruzadas para prever acontecimentos nas guerras. Mas somente no século XIX com o surgimento do movimento esotérico e ocultista na Europa chamada Golden Dawn que o tarot passou por uma transformação significativa melhorando o acesso ao aprendizado dessa ferramenta. 

Hoje o tarot ainda é conhecida como uma ferramenta de adivinhação, mas que nos últimos anos vem sendo reconhecido como além disso, como uma ferramenta de transformação pessoal e terapêutica que pode nos ajudar com a nossa evolução, tanto na vida terrena, como a nossa evolução espiritual e moral.

E por isso eu  falo para você: O tarot é uma forma de terapia baseada em arquétipos, símbolos, que representam aspectos únicos de nós, nos convidando a a explorar nossas próprias histórias, desafios, medos e aspirações. Para mim, a sua força maior é a capacidade que essa ferramenta tem de acessar o nosso subconsciente e trazer luz a questões de maneira consciente para que seja possível iniciar um processo de transformação e cura em cada pessoa. 

Mas, é importante lembrar que o tarot não substitui a terapia tradicional com um psicólogo, ela é uma ferramenta complementar muito poderosa que te ajuda a identificar pontos que você ainda não consegue enxergar e acelerando esse processo terapêutico com o psicólogo.

Fazer uma leitura de Tarot Terapêutico é uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal que te abre portas para novas possibilidades e potenciais te capacitando a viver uma vida mais autêntica e significativa.


No próximo post vou te explicar como funciona a minha leitura e vou te dar dicas do que você precisa fazer antes de realizar a sua consulta.


Catarina Patello - Mentora Energética
Instagram: @catarinapatello