Chakra Sacral

 



O Chakra Sacral é o segundo chakra dos 7 principais do nosso corpo, ele é responsável pela regulação do nosso fluxo de energia emocional e criativa dentro do corpo.


Sua localização fica entre o umbigo e órgãos genitais, o que chamamos de pelve. 


A sua função é acessar e canalizar a nossa força vital criativa, nutrindo a nossa vitalidade e impulsionando a nossa capacidade de manifestar nossos desejos e intenções no mundo. Também tem a função de equilibrar as nossas emoções e sexualidade, promovendo um senso de bem estar emocional e conexão com o nosso eu interior.


O desenvolvimento desse chakra acontece em várias fases da vida de uma pessoa, mas existem fatores importantes para se desenvolver:


  1. Infância e adolescência: no período entre infância e puberdade esse chakra se torna mais ativo a medida que a sexualidade começa a se desenvolver assim como as emoções se aflorando de forma mais intensificada. 
  2. Fase Adulta: Nesse período aprendemos a equilibrar nossas emoções e sexualidade com responsabilidade e integridade.
  3. Momentos de transformações: A medida que vamos passando por transformações nas nossas relações, experiências emocionais intensas e expressão de nós mesmas, esse chakra  também é influenciado e passa a se tornar mais ativo e é com esses estímulos que ele começa a se desenvolver.


A sua cor laranja simboliza as emoções, criatividade, prazer, sexualidade, relacionamentos e energia Vital.


O seu elemento é a água e representa a nossa capacidade do sentir, expressar emoções, criar e nutrir relacionamentos.


Ele nos ensina a reconhecer as nossas emoções, honrando os nossos sentimentos e expressando de maneira saudável sem repressões. Nos ensina a encontrar o prazer  e a alegria nas experiências da vida, apreciando momentos de felicidade no nosso cotidiano. Ensina a aceitar a nossa sexualidade como parte natural e sagrada da nossa existência. Também nos ensina que tudo é movimento e que a vida está em constante mudança e que precisamos estar abertas para fluir com as experiências e nos adaptar as circunstâncias.


Quando o chakra está desequilibrado ocorre uma série de sintomas físicos, emocionais e mentais que afetam o nosso bem estar em geral: sentimos instabilidade emocional, variações de humor, irritabilidade, ansiedade e depressão, falta de alegria e prazer na vida. Causa disfunções sexuais sendo falta de desejo ou perca de interesse sexual, dificuldades de alcançar o orgasmo e bloqueios emocionais que afetam a intimidade sexual. Além disso, também bloqueia a nossa criatividade e expressão das nossas emoções, causa padrões de relacionamentos nocivos, dificuldade de confiar em outras pessoas e formar conexões íntimas. Também causa distúrbios ginecológicos e problemas na saúde reprodutiva, dores na lombar, problemas no sistema digestivo, na bexiga e nos rins, também ficamos desmotivadas para buscar novas experiências e objetivos.


Quando equilibrado nos sentimos equilibradas emocionalmente nos tornando capazes de lidar com os altos e baixos da vida sem se afogar nas emoções intensas. Sentimos sensação de liberdade para nos expressar livremente, desfrutamos de prazer e felicidade pela vida, cultivamos relacionamentos saudáveis baseados na confiança, comunicação aberta e conexão emocional. A conexão com a sexualidade se torna saudável e gratificante, ficamos abertas a novas experiências e buscamos ativamente o crescimento pessoal. E também fortalecemos  nossa autoestima e aceitação de nós mesmas, reconhecendo e celebrando a nossa individualidade.


O que você pode fazer para equilibrar essa energia envolve: meditações e yoga, terapias energéticas como o reiki. Além de praticar atividades criativas que estimulam o fluxo da energia criativa como arte, música, escrita e outras formas de expressão. Praticar o autocuidado com o corpo através de alimentação saudável, exercício físico regular e atividades como massagens e banhos específicos para esse chakra. Desenvolver habilidades de inteligência emocional, incluindo a própria terapia com psicólogo para reconhecer, aceitar e expressar de maneira saudável as nossas emoções. A conexão com o elemento água também fortalece o chakra sacral, praticar natação e atividades que envolvem a água te ajudam nesse processo.


Quanto tornamos essa prática uma rotina, podemos promover o equilíbrio desse chakra promovendo um maior senso de bem estar emocional na sua vida.


Catarina Patello - Mentora Energética

Instagram: @catarinapatello