Chakra Base
Também conhecido como o chakra raiz, esse chakra é o primeiro dos 7 dos principais chakras no sistema sutil do nosso corpo. Ele é responsável por fornecer uma base sólida para o nosso sistema energético e físico.
A sua localização fica na base da coluna vertebral entre o ânus e os orgãos genitais, em uma região chamada períneal onde o assoalho pélvico e seus músculos estão localizados.
A sua função está relacionada aos nossos instintos de sobrevivência e a nossa capacidade de nos mantermos seguros e protegidos. Além de nos conectar ao mundo físico e material nos ajudando a perceber e apreciar a beleza e a abundância da natureza, assim como, a importância de cuidar do nosso corpo físico e do meio ambiente; Também esta relacionado ao nosso senso de pertencimento e identidade pessoal, nos ajudando a nos sentir parte de uma comunidade ou família, assim como, nos relacionar de maneira saudável com os outros e o mundo ao nosso redor;
O desenvolvimento desse chakra acontece nos estágios iniciais na primeira infância: Então, um ambiente seguro e amoroso é crucial para que esse chakra se desenvolva de forma saudável criando uma base sólida para o crescimento pessoal do indivíduo.
A sua cor vermelha simboliza a vitalidade, energia e a força da terra.
O seu elemento é a Terra representando a estabilidade, segurança e conexão ao mundo físico.
Ele nos ensina a nos sentirmos seguros no nosso próprio corpo, sendo quem somos e no mundo que vivemos e a praticar o perdão.
Quando esse chakra está desequilibrado sentimos todas os sintomas no corpo físico, mental, emocional e espiritual como: Dores nas costas (lombar principalmente), problemas nas pernas, constipação, depressão, ansiedade, instabilidade financeira, problemas de saúde em geral, falta de motivação, não consegue se tornar provedor das pessoas que dependem dessa pessoa, sente muito medo e não consegue confiar nas pessoas (e muito menos em si), tem problemas com o corpo e imagem;
Quando equilibrado: Sensação de estabilidade e segurança, se sente confiante na sua capacidade de enfrentar desafios, fica consciente da importância de cuidar do corpo, aprecia a natureza, consegue equilibrar o emocional dando a capacidade de se adaptar as mudanças da vida com resiliência, consegue cultivar relações saudáveis com pessoas e dinheiro, atrai abundância e prosperidade, a autoestima fica fortalecida, e ficamos mais determinados e focados para conquistar os objetivos.
O que você pode fazer para equilibrar o chakra raiz envolve: meditações para fortalecer a sua conexão com a energia da terra, praticar Yoga, fazer sessões de reiki para esse chakra, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos, praticar ho'ponopono e afirmações positivas, entrando em contato com a natureza ou a terra em si (jardinagem), trabalhar o autoconhecimento voltado para crenças e padrões relacionados a segurança, estabilidade e sobrevivência - identifique os seus medos, ansiedades e traumas.
Quando tornamos essas práticas uma rotina, podemos promover a cura e o equilíbrio do chakra raiz, permitindo que você se sinta mais segura na sua vida.
Catarina Patello - Mentora Energética
Instagram: @catarinapatello