Aprendendo sobre os Elementos





Na essência do universo, encontramos os 5 elementos: Ar, Água, fogo, Terra e Espírito.
Haaaa Catarina, mas o que tem a ver isso com autoconhecimento e desenvolvimento pessoal?! E eu falo para você agora que tem TUDO a ver! Nós fazemos parte de um todo e pra gente poder se entender, é importante entender o todo também.

Os elementos oferecem para nós uma linguagem simbólica rica para explorar a nossa conexão com a natureza, compreender os nossos próprios processos e promover um maior equilíbrio, harmonia e integração das nossas vidas.
Quando passamos a compreender melhor os elementos podemos cultivar uma maior consciência, crescimento espiritual e bem estar em todos os níveis do ser.

Agora chega de papo e vem entender:

Ar: Representa a mente,o pensamento, comunicação, intelectualidade e liberdade. 
Associado a mente e o intelecto, o ar nos mostra a nossa capacidade de pensar, raciocinar, compreender o mundo ao nosso redor. Quando ele está desequilibrado ficamos muito confusas, não conseguimos comunicar bem ou de forma alguma aquilo que pensamos. 
O ar também representa o tempo presente, nos lembrando que quando paramos para pensar em momentos de ansiedade ou turbulência, somos capazes de retornar o aqui e agora e encontrar nossas soluções.

Água: Representa ao inconsciente, a emoção, sentimentos, nossos sonhos, intuição e espiritualidade. Esse elemento nos convida a explorar nossas emoções e permitir que os sentimentos fluam livremente. Quando ele está em desequilíbrio nos tornamos pessoas desequilibradas nas emoções e sentimentos, como tristeza profunda, sensibilidade extrema (chora por tudo, se comove fácil, se guia pelas emoções -raiva, magoa,etc), ficamos totalmente fora da realidade e presas nas ilusões e imaginações.
A água também presenta o tempo passado, nos lembrando que assim como a fluidez da água, o tempo também passa da mesma forma; Assim como no estado liquido ela se molda, nos mostra a importância de nos moldarmos e fluir com as mudanças da vida; Também nos ensina a aceitar o que aconteceu no passado e deixar ir embora sem resistências ou apego as experiências passadas.

Fogo: Representa a nossa ação, força de vontade, transformação e ímpeto. Está  associado a coragem, determinação, a nossa vontade e capacidade de manifestação. Quando está desequilibrado, agimos com impulso, tendemos a impaciência, intolerância e violência, perdemos completamente o controle das nossas ações podendo nos levar a um bournout.
O fogo representa o tempo urgente, o hoje, o agora e nos lembra de agir com prontidão e determinação na hora certa, nos encoraja a superar nossos medos e nos mostra a nossa capacidade de nos recuperarmos muito rápido dos desafios e dificuldades. 

Terra: Representa a estabilidade, segurança, fertilidade, materialidade, conexão com a terra e o nosso corpo físico. Associada a estabilidade, solidez, segurança,, sustento, abundância é o elemento que manifesta o mundo material. 
Quando desequilibrado ficamos rígidos, teimosos, materialistas e inflexíveis, podemos resistir as mudanças e nos tornar acumuladores e deixamos de cuidar da nossa saúde.
A terra representa o tempo futuro e nos ensina a importância de ser persistente e paciente quando trabalhamos para alcançar os nossos objetivos, nos incentiva a fazer planos sólidos e desenvolver estratégias para alcançá-los, a valorizar a nossa dedicação e nosso trabalho.

Espírito ou Éter: Representa a consciência cósmica, a conexão com o divino, a energia Universal,e a essência espiritual de todas as coisas. Representando toda a criação, nos lembra de que apesar das nossas diferenças individuais, todos estamos conectados através da consciência cósmica; Da presença do sagrado e nos convida a cultivar uma relação pessoal com o divino. Quando desequilibrado ficamos com uma sensação de desconexão, falta de propósito ou significado nas nossas vidas, ficamos com a sensação de desamparo e desesperençosos em relação ao futuro.

O éter é um conceito antigo que remonta as antigas civilizações gregas e Hindus, e também aparece em várias tradições esotéricas e filosofias ocidentais e orientais. Ele é considerado o substrato primordial de onde toda a matéria e energia emergem.

Na tradição Hindu, o éter é conhecido como "Akasha" - Sim, é onde os nossos registros Akáshicos estão guardados, e é de onde eu acesso para canalizar as informações de vida presente, passada e potencialidades futuras (Veja na ABA SERVIÇOS > REGISTROS AKÁSHICOS).
E é visto como o reino da consciência cósmica e da informação universal, onde todas as experiências, memórias e potenciais estão armazenados.



De forma bem resumida: os elementos representam aspectos fundamentais da experiência humana e nos fornecem um caminho para compreender e honrar todas as interconexões de todas as coisas do universo.



Catarina Patello - Mentora Energética
Instagram: @catarinapatello